quarta-feira, 11 de junho de 2014

hitTecnica #4: Máquinas de Corte: Silhouette Cameo


Não sei se o que vamos falar neste post se encaixaria como uma técnica de uso do papel como matéria-prima, mas é um assunto que eu acho que interessa a muita gente, principalmente para as que estão iniciando no mundo do scrap.

Fonte: Silhouette Brasil


A máquina de corte a que estou me referindo neste post é aquela máquina, estilo plotter, em que ela, automaticamente, faz os recortes todos para você. Ela é como uma impressora, só que no lugar da tinta ela tem uma lâmina que recorta onde você determina.

Especificamente neste post, falarei sobre a máquina Silhouette Cameo, mas existem outras no mercado, assunto para o próximo post.

A Silhouette Cameo é uma máquina de corte importada, que tem o tamanho de uma impressora comum. Mede aproximadamente 53x13x16 cm e pesa 5 kg. Conforme podemos verificar, o volume dela é apropriado para se trabalhar em casa, para uso doméstico, pois trata-se de uma mini plotter, com funções de máquinas muito mais caras só que alcance de todos (nem todos, o preço dela ainda é bem salgado).

Ela é capaz de cortar diversos materiais, dentre eles papéis de até 180 g/m2, tecidos, vinil adesivo, transfer para tecido, imã, etc. São inúmeros trabalhos que podem ser feitos nela, como por exemplo, adesivo de parede, recorte de transfer para camisetas, cartões, convites, arte em 3D, adesivos, etiquetas e o que a imaginação desejar.

Como ela funciona? Basicamente você deve utilizar um software que já vem para ser instalado no seu computador, comprar as imagens na loja online da Silhouette (muitas por $0,99 cada imagem para uso pessoal, ou seja, não pode vender produtos utilizando essa imagem nessa modalidade, se quiser vender, deve comprar a licença para uso comercial, um pouco mais cara) e mandar ver.

Aqui alguns exemplos de imagens recortadas com a Cameo:

Fonte: Our Best Bits
  
Fonte: Tip Junkie

Fonte: blog Veronica Eng 


Além do recorte em papel, a Silhouette é capaz de cortar tecidos também, mas para esta função é necessário a compra de uma lâmina específica para este fim.

Fonte: Diário de uma Silhouette

Para a aplicação de strass (rhinestone) em tecido, por exemplo, a Silhouette corta estêncils com diferentes figuras. No site da Silhouette Brasil tem um guia ensinando como se faz, para ver clique aqui. Para esta função também é necessário adquirir um kit à parte.

Fonte: Madebymamaleh

Fonte: Positively Splendid
Com a Silhouette você também será capaz de fazer seus próprios carimbos, claro que terá que adquirir um kit à parte também, ou seja, terá que desembolsar mais uma graninha se quiser usufruir de todos os benefícios da máquina.

Kit para confecção de carimbo. Fonte: Scrap Girls

Carimbo recortado. Fonte: Scrap Girls

Carimbo destacado. Fonte: Scrap Girls
É possível também fazer transfers para tecidos, podendo ser aplicados em camisetas, panos de prato, fronhas, lençol etc. Para esta função é necessário ter a mídia própria, chamada Mídia Transfer Silhouette. Essa mídia pode ser com cor, ou seja, você escolhe entre as diversas cores disponíveis e recorta com a Silhouette ou a mídia pode ser imprimível. Nesse último caso tem a opção para tecido claro ou tecido escuro. Primeiramente é preciso imprimir a figura desejada na mídia e depois com a Silhouette realizar o corte. A Silhouette possui um sensor capaz de identificar onde deve ser feito o corte. Após o corte a aplicação é simples, basta usar um ferro de passar.

Mídia recortada. Fonte: Giver's Log
Transfer aplicado. Fonte: Scrap Girls
Almofadas com transfer. Fonte iheartorganizing
Fonte: Girl Inspired
A Silhouette também corta vinil adesivo. Sabe aqueles adesivos que a gente aplica em parede, móveis, azulejos etc? Então, com esta máquina é possível você recortar o desenho na mídia própria e fazer a aplicação.

Recorte na mídia. Fonte: Diário de uma Silhouette
Aplicando o adesivo. Fonte: Diário de uma Silhouette

Outro uso desta máquina é a substituição da lâmina de corte por canetas (sketch pens) ou por caneta e adaptador. Ao invés de cortar, a Silhouette irá riscar. Com a sketch pen não há necessidade de adaptador, mas no caso de querer usar caneta comum, como a stabilo, bic ou de gel devemos adquirir um adaptador para encaixar na máquina.

Preenchimento de palavra utilizando caneta dourada.
Fonte Diário de uma Silhouette

Preenchimento de palavra utilizando caneta stabilo e adaptador.
Fonte Diário de uma Silhouette

Pelo tamanho do post dá pra perceber que a Silhouette Cameo é realmente uma máquina muito versátil. É possível fazer dinheiro com ela de inúmeras formas, mas é um investimento alto para quem está començando. Ela é vendida por algo em torno de R$ 1.200,00*, e ainda tem os gastos com os kits e mídias especiais, caso você queira utilizar outras funções além da de cortar papel.
Existe uma versão menor da Silhouette Cameo que é a Silhouette Portrait, ela tem tamanho e peso reduzido e tem as mesmas funções da Cameo, mas a área de corte dela é menor. Esta versão sai em torno de R$ 780,00*.
*Preços referentes à junho de 2014.


Espero que esse resumão ajude na escolha da compra da sua máquina de corte! Até a próxima! ;-)







terça-feira, 10 de junho de 2014

hitTecnica #3: Conhecendo as técnicas: Técnica Furadores

Deixa eu tirar a poeira, porque depois de muito tempo posso retornar ao blog para novas postagens ;-). O tempo em que o blog ficou parado sem atualizações se deve ao fato de eu ter me tornado mamãe, e como todas que já são sabem, é difícil no começo conciliar o papel de mãe com a vida profissional e os hobbies acabam ficando em último plano.

Mas enfim, vamos ao que interessa!! Continuando com os posts sobre as técnicas usadas no mundo "craft", vamos falar hoje sobre os furadores.



Os furadores são ferramentas que auxiliam e agilizam o trabalho de toda "crafteira". Existem diversas marcas, formatos e tamanhos no mercado, e tem para todos os gostos.

Além de darem agilidade ao nosso trabalho, os furadores são usados para composição de figuras também, mais conhecidas como "punch art". No youtube conseguimos achar inúmeros vídeos demonstrando essa técnica, por exemplo este aqui:


Os modelos variam de marca para marca, mas a maioria dos furadores é do tipo alavanca, como esse:


Tem também o tipo botão:


Alicate:


E squeeze:


O furador pode ser de figuras, bordas contínuas, canto e de emboss (relevo seco, já falamos sobre essa técnica aqui) e corte ao mesmo tempo e as mais recentes, a de bordas circulares.

Figuras diversas

Borda contínua

Furador de canto

Furador e emboss
Borda circular

Atualmente existem inúmeras marcas de furadores, como os nacionais da toke e crie e internacionais como Martha Stewart, Fiskars, American Crafts, Ek Success, We R Memory, Tim Holtz e outras.
Os preços também variam em função do tamanho do furador e função. Quanto menor, mais barato e vice-versa.

Então é isso, aproveitem! :-)

Poderá gostar também de... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...